sexta-feira, 2 de março de 2012

A Vaca

Imagine que você tem uma vaca. Você vai lá todas as manhãs, faz a ordenha e consegue seus cinco, sete litros de leite. Você aproveita esse leite e a vaca fica lá.
No dia seguinte você faz a mesma coisa: nova ordenha, mais leite. A vaca continua lá, quietinha. 
Semana após semana a rotina se repete: você tira o leite, o consome. E a vaca? A vaca permanece lá, bonitinha, pastando alegremente na sua propriedade. Você usa o leite para beber, fazer queijo, manteiga, sorvete e a vida vai passando.
Um dia você começa a achar que só o leite não é suficiente porque, afinal de contas, faz tempo que você não come um bom churrasco. Você olha bem para sua vaca e decide abatê-la para aproveitar a carne. Ou vai ficar tomando só aquele leitinho todo dia?!?
Você, então, providencia o abate, faz a separação das peças, embala e coloca num freezer. Aos poucos você vai consumindo aquilo tudo. Faz uma picanha, uma paleta, tira uma peça de alcatra, maminha, filet mignon... que coisa boa!  Tem lá uns 400 kg de carne – é carne que não acaba mais!
Acaba, sim.
Um dia, quando você menos se dá conta, pegou o último pacotinho de costela. O freezer está vazio. E a vaca, cadê? A vaca não está mais lá.
O que foi que aconteceu? Aconteceu que você consumiu o principal e, agora, não tem mais de onde tirar coisa alguma.
Pode parecer um plágio de Esopo com a fábula da galinha dos ovos de ouro mas é sempre bom contar a estória com outra roupagem pois a ganância do ser humano não muda.
Quantas vezes você escutou o relato de alguém que ganhou um dinheiro inesperado ou vendeu um imóvel e resolveu viver daquela renda e, de repente, acabou mais pobre do que antes?
Se você receber uma bolada assim, sem esperar, cuidado! Lembre-se da teoria da vaca. Há pessoas que não têm muita paciência para aplicar esse dinheiro, reaplicar os rendimentos para engordar o principal. Ou então, acham que esse percentual mensal é pouco – muito ralo – e preferem ir consumindo o principal aos pouquinhos, em pequenos prazeres, até que se acabe. Aí não terão nem o rendimento - o leite - e nem o capital - a vaca.
Pensa bem... melhor uma vaca no chão do que duas voando.

Nenhum comentário: