sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os ovos da raposa

Cada dia mais eu me surpreendo com a Internet. Não com o que trafega pela Rede mas como ela pode influenciar as pessoas.

É tanta bobagem que de um tempo para cá nem abro mais determinadas mensagens só de olhar os títulos, como esses que avisam sobre novos vírus, novos golpes, novos tipos de sequestros, conspirações políticas e por aí vai.

Existem vários sites que se dedicam a desmistificar essas tranqueiras mas o pior mesmo são as pessoas que acreditam nisso.

Dia destes, a menina que trabalha comigo começou a falar sobre esses casos em que “roubam os rins” das pessoas, que órgãos humanos valem uma nota preta e que é claro existem médicos envolvidos nisso: “Para tirar um rim assim... precisa saber, né? “ Não adiantou dizer a ela que tudo isso não passa de uma lenda urbana, que ninguém é deixado numa banheira cheia de gelo e sem os dois rins, ela deu mais crédito a um e-mail apócrifo do que a mim.

Infelizmente, a Internet tem a velocidade de um raio para propagar essas brincadeiras sem graça. E piada sempre existiu no gênero humano. Quando eu era criança, os amigos maiores que eu se divertiam à custa da minha ingenuidade.

Lembro-me bem de uma dessas “pérolas”. Os garotos comentavam ter encontrado um ninho de raposa num terreno baldio das proximidades. Ninho de raposa? Sim, com vários ovos, inclusive!

Aquilo povoou minha cabeça algum tempo e, de quando em vez eu ficava olhando para o tal terreno, na esperança de ver a raposa e, quem sabe, já com os filhotinhos.

Contei aquilo em casa. Minha mãe, com exemplar paciência, me disse que raposas não botavam ovos e não faziam ninhos. Bastou somente esse pequeno esclarecimento e me dei por satisfeito: se minha mãe havia dito, é porque era verdade. Naquela tarde, ao encontrar os meninos, disse a eles, com toda a autoridade, que raposas não botavam ovos. Eles começaram a rir, caçoando de minha ingenuidade. Fiquei brabo mas no final acabei rindo junto.

É terrível como hoje em dia existe uma crise de confiança: as pessoas preferem acreditar numa estória idiota do que dar ouvidos a alguém de carne e osso, que tem experiência e merece credibilidade. O mundo hoje está assim: os embusteiros vendem uma idéia errada como se fosse a mais preciosa! São coisas absurdas mas que mexem com o imaginário. Livros, quase ninguém mais lê: a Internet fornece conhecimento instantâneo e grátis!

Grátis até pode ser mas... conhecimento, não! Ou, pelo menos, não conhecimento bom, saudável e útil. E isso faz com que as pessoas fiquem mais emburrecidas, embaladas por tanta futilidade internética e televisiva...

Agora, fiquei imaginando... já pensou se existir, em algum lugar deste planeta, uma raposa que bote ovos? E aquela coisa de mutação, como é que fica, não é? Não se pode duvidar de Darwin.

Acho melhor pesquisar no Google.

Nunca se sabe...

Um comentário:

Antonieta disse...

A Internet sem sombra de dúvidas é uma influencia na vida das pessoas, o que acontece é que algumas não sabem controlar seus impulsos, ou não são o suficiente inteligente para utilizar está tecnologia de uma maneira positiva.