sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sorria...

Nem adianta tentar escapar delas. Estão em toda a parte e, quando você estiver bem distraído, elas denunciarão, não deixando muitas dúvidas sobre sua intenção, sua conduta, seus atos.

Você pode até tentar uma desculpa mais tarde mas elas são implacáveis e donas absolutas da verdade. Contra o que elas mostram não há argumentos.

Assim como aquelas fofoqueiras que vivem conversando no portão de casa e analisando o que cada um anda fazendo pelas vizinhanças, essas novas personagens tomaram conta do nosso dia-a-dia.

São as câmeras.

Elas estão em todos os lugares, todos. Nos Bancos, nas lojas, nas estações de embarque, nos consultórios, nas portarias dos edifícios, nos semáforos, nos postes e onde mais você puder imaginar.

Acabou o nosso sossego.

Não se pode fazer mais nada que sempre tem uma câmera olhando. Sabe aquela conversão não permitida, às duas e meia da manhã? Não pode; tem câmera multando. Muito cuidado com aquela coçadinha no nariz ou nas orelhas em público... vai que tem uma câmera filmando, já pensou?!? Não fale abertamente na festa da empresa: farão a leitura labial do que está sendo dito, tudo devidamente filmado. Pintou um clima para aquele beijinho no elevador? Nem pensar... tem câmera no elevador, também – e garanto que o Porteiro se diverte. Ah, claro... e nunca deixe as cortinas abertas na sua casa pois o vizinho do prédio da frente comprou uma câmera novinha.

Hoje em dia o mundo virou um grande Big Brother – não esse que passa na televisão mas aquele, imaginado por George Orwell. Virou uma febre, todo mundo tem um celular que filma tudo, registra tudo. Parece que se tornou obrigatório não só contar alguma coisa mas provar com um filminho feito no celular, para que todo mundo veja – e depois compartilha pela Internet.

- Alfredo, você não está contente aqui na empresa? Deveria ter nos procurado para conversar, ao invés de sair por aí falando mal de todo mundo...

- Que é isso, Dr. Epaminondas?!? Eu jamais faria isso...

- Não minta... eu vi no Youtube.

- O quêêê???

- Espero que tenha mais cuidado no seu próximo emprego...

Pois é, perdemos nosso sagrado direito de um comentário, uma fofoquinha, uma piadinha sobre a gostosona do nono andar. Não se pode falar mais nada: tem sempre alguém filmando, registrando, catalogando, colocando na Internet.

Para falar a verdade, eu acho que.... ei!!!! O que é você está filmando aí, hein?!?

Nenhum comentário: