sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Horários

Acabou o horário de verão. Uma pena, pelo menos para mim, que adoro esse período. Os dias ficam mais longos, demora mais a anoitecer. Terminar um dia de trabalho ainda com sol tem sua parcela de gratificação. Parece que tudo fica mais fácil, mais alegre, mais gostoso. Em suma, os dias rendem mais – justamente porque parecem maiores, sem falar no que se economiza em energia elétrica com as lâmpadas apagadas.

Adotado, atualmente, em mais de trinta países, o horário de verão foi instituído no Brasil por Getúlio Vargas em 1931, e está longe de ser unanimidade. O que pouca gente sabe é que esse conceito de aproveitar melhor a luz solar começou em 1.784, com Benjamin Franklin! Faz mais de duzentos anos!

Pois é, a idéia vem de longa data e está mundialmente consagrada mas brasileiramente, algumas pessoas abominam a mudança no ponteiro dos relógios e as justificativas são as mais débeis possíveis:

- Detesto esse horário que inventaram... pra quê isso?!?

- Eu me sinto muito cansado, não consigo me habituar...

- Mexe com o metabolismo, é muito ruim.

- É uma coisa que não é natural, então não faz bem.

- Tiram uma hora da vida da gente.

E por aí vai. Não adianta tentar explicar, tem gente que não entende. Não se “tira” uma hora da vida de ninguém... mesmo porque essa hora vai ser “devolvida” no final – mas aí quem se lembra?

Eu quase perco a paciência com quem fala essas besteiras. Sempre comento que quando se viaja para a Europa, por exemplo, avançamos vários fusos horários em pouquíssimo tempo. Quem deve sofrer com isso são os tripulantes de aviões ou pilotos e mecânicos de Fórmula-1, que mudam de Continente a cada duas semanas. Não adianta, continuam reclamando.

Mas o horário de verão rendeu pelo menos uma estória muito divertida, com uma Secretária que eu tinha, muitos anos atrás.

Como ela era muito avoada, na sexta-feira anterior à troca de horários eu tive o cuidado de avisá-la:

- Marilene, lembre-se que neste final de semana começa o horário de verão! Você deve adiantar seu relógio à meia-noite do sábado! Não se esqueça, hein?!?

Ela ficou me olhando; percebi nela uma certa angústia, embora não dissesse nada a princípio. Mas passados alguns minutos, ela não se conteve e soltou a pérola:

- Será que tem pobleminha se eu adiantar o relógio antes da meia-noite? É que eu não costumo ficar acordada até tão tarde...

Nenhum comentário: